top of page

Vale a pena deixar a dívida prescrever?


Se você quer saber se vale a pena deixar a dívida prescrever, é provável que já tenha escutado alguém dizer que basta esperar cinco anos para ela sumir e, como em um passe de mágica, o nome ficar limpo outra vez. Certo?

Quando o seu nome fica sujo e vai parar no cadastro de maus pagadores, como SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa, ele deve ser limpo automaticamente depois de cinco anos. Até aqui é verdade, mas a dívida não desaparece.

Leia esse artigo até o final e entenda por que essa confusão existe.


Saiba se vale a pena deixar a dívida prescrever ou não

Passado o período de 5 anos sem quitar e nem renegociar a dívida, o CPF volta ao normal, segundo consta no Código de Defesa do Consumidor.

No entanto, isso não significa que o que você deve simplesmente deixa de existir e nem que não é preciso mais efetuar o pagamento.

O nome sai do cadastro dos negativados, porém a empresa prejudicada pode continuar cobrando pela dívida.

Se você deve para uma instituição bancária, por exemplo, pode ter consequências desagradáveis no futuro também.

A explicação é simples: você não paga o que deve após inúmeras tentativas. O que o banco faz é vender a dívida para empresas de cobrança, que vão continuar tentando receber.

Em geral, nessa fase, elas costumam oferecer excelentes condições de renegociação e parcelamento.

Quando essas companhias entendem que o custo da cobrança não está valendo a pena e é mais alto do que o da dívida, elas podem desistir de cobrar. Mas, de novo, a dívida não some.


Bons motivos para negociar a dívida

Com o histórico de pagamentos mantido na empresa, é provável que você tenha dificuldade em efetuar novos financiamentos e empréstimos mesmo tendo passado os 5 anos.

Além disso, outro ponto a se levar em conta quando você se pergunta se vale a pena deixar a dívida prescrever é que os juros cobrados fazem com que a cada dia fique ainda mais difícil pagar o que se deve.

A dica de ouro é: procure ajuda profissional para fazer um plano de renegociação o quanto antes. Com planejamento e disciplina, é possível ficar em paz com o seu bolso e ter uma vida financeira mais saudável e sem preocupações.


Agora você já tem informações suficientes para saber se vale a pena deixar a dívida prescrever. Se você quiser tirar alguma dúvida específica ou se precisar de assessoria jurídica especializada, entre em contato conosco agora mesmo ou faça uma visita para conversamos sobre a situação.

3 visualizações0 comentário
bottom of page