top of page

Dicas para alugar imóvel sem risco


Se você está procurando casa ou apartamento para você, um imóvel para a sua empresa ou mesmo para passar uma temporada, precisa ter atenção a alguns detalhes para evitar desconfortos e até prejuízos no futuro. O mesmo vale para donos de imóveis. Por isso, leia esse artigo até o final e veja as melhores dicas para alugar imóvel sem risco.


Dicas para alugar imóvel sem risco: o que você precisa saber

Na hora da locação, é comum que o locatário queira a oportunidade com melhor custo-benefício, mas é verdade que muitos ainda pecam ao querer economizar no que é essencial.

A melhor das dicas para alugar imóvel sem risco é buscar assessoria jurídica ou uma imobiliária de confiança que, em geral, tem esse serviço oferecido internamente.

Fato é que, com essa intermediação, todo o processo é mais seguro para ambos os lados. Isso porque tanto proprietário como inquilino têm compromissos a cumprir um com o outro.

Leia também:

Veja a seguir os principais riscos ao alugar imóvel sem intermediação profissional:


Análise de documentação

A assessoria jurídica ou a imobiliária vai ser responsável por fazer a análise cadastral do inquilino.

Usando recursos específicos, é possível recolher e avaliar todos os documentos dos dois lados e fazer o contrato, incluindo os detalhes do acordo, tributação, etc.

Dessa forma, o locatário fica tranquilo e também o locador, especialmente quando se trata de tomar as medidas necessárias em possíveis cenários de inadimplência.


Vistoria correta

Outro detalhe importante e que merece atenção para evitar problemas no futuro é a vistoria.

Verificar e documentar o estado do imóvel com o máximo de detalhes – antes da entrada e depois da saída do inquilino, no final do contrato – é fundamental e a experiência da intermediação profissional faz a diferença.

Todo e qualquer acordo entre as partes envolvidas deve estar previsto no contrato.


Administração e suporte durante o tempo de contrato

Para administrar e oferecer suporte durante o tempo de vigência de contrato, o ideal é ter apoio de uma imobiliária.

Além de intermediar a resolução de imprevistos entre locador e locatário, a imobiliária controla a entrada e repassa o valor do pagamento, prepara o recibo e faz cobrança e reajustes contratuais, quando necessário.

Ao procurar por uma imobiliária, peça recomendações de amigos e avalie o tempo de mercado da empresa, as formas de divulgação que ela utiliza, reclamações e restrições junto ao CRECI.

Essas são as dicas para alugar imóvel sem risco, basicamente. Dependendo da situação ou mesmo se tiver qualquer problema com a imobiliária, considere contratar assessoria jurídica personalizada para resolver o seu caso da melhor forma possível.

Além de auxiliar em negócios imobiliários, também atuamos em ações possessórias, reivindicatórias e usucapião. Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos pelas redes sociais.

7 visualizações0 comentário
bottom of page