5 dicas sobre como escolher um bom advogado
- petersonbranco
- 12 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Existem várias situações em que você pode precisar de assessoria jurídica. Não importa o motivo, uma dúvida muito comum é: como escolher um bom advogado?
Você pode precisar de um advogado porque tem dúvida sobre algum assunto pessoal ou profissional, porque é empreendedor e busca apoio para crescer de forma segura e sustentável ou porque tem algum processo judicial contra você, por exemplo.
Quando essa necessidade surge, em geral, a primeira alternativa é buscar indicações de conhecidos. E isso também é interessante.
No entanto, vale a pena estar atento a alguns outros pontos importantes na hora de tomar a decisão, já que um bom advogado pode não ser a melhor alternativa para cuidar de todo tipo de caso.
Continue a leitura até o final e saiba como escolher um bom advogado com segurança.
Veja as dicas sobre como escolher um bom advogado
1 . Área de atuação
Como o direito é muito amplo, os profissionais se especializam em áreas, justamente para aprofundar o conhecimento e atender cada caso de forma mais assertiva.
Se você precisa de assessoria jurídica empresarial, por exemplo, imagina ter um especialista em direito penal cuidando desse caso?
Vale a pena considerar contratar um profissional experiente nesse tipo de situação. Dessa forma, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.
2 . Registro profissional
Outro ponto fundamental e não menos importante do que o primeiro é procurar por um advogado que tenha registro profissional válido.
A aprovação na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é o que possibilita o profissional formado em direito a atuar na profissão de forma segura e dentro da regulamentação.
Antes de contratar, considere conferir a lista dos profissionais advogados com registro ativo no site da OAB do seu Estado.
3 . Experiência profissional
Pergunte a ele sobre processos defendidos e que sejam parecidos com o seu, tire dúvidas sobre argumentação utilizada e porcentagem de sucesso nessas situações.
Além disso, pesquise o nome do profissional que deseja contratar na internet e nas redes sociais.
4 . Considere escolher um escritório de advocacia
Existem algumas vantagens ao optar por contratar um escritório de advocacia ao invés de contratar um profissional advogado.
Em primeiro lugar, leve em conta que o escritório tem vários profissionais e, em alguns casos, ter mais de uma especialidade no mesmo caso é interessante.
Outro ponto importante é que, se o advogado que está cuidando do seu caso tiver algum problema pessoal, por exemplo, você não vai ficar desassistido.
5 . Atendimento e transparência
O atendimento transparente e de qualidade é fundamental. Isso significa que a relação advogado-cliente precisa fluir de forma que você se sinta seguro.
O bom advogado para você é aquele que consegue ouvir e entender a necessidade do cliente e explicar todos os desdobramentos da situação de forma firme, porém simplificada, livre de termos excessivamente técnicos.
Fique atento também com advogados que garantem o sucesso do seu caso em qualquer circunstância.
Essas são as 5 primeiras recomendações para você que deseja saber como escolher um bom advogado. Se elas te ajudaram, compartilhe o link nas suas redes sociais.
Comments